PERGUNTAS FREQUENTES

Por uma questão de transparência e para esclarecer as dúvidas mais comuns aqui fica uma lista de perguntas frequentes. Para ler a resposta basta clicar na pergunta. Se tiver dúvidas que não sejam abordadas nesta lista pode enviar a sua questão através deste formulário ou para o email melemanga2@gmail.com.

 

RESPOSTAS

1. É possível marcar uma reunião para conhecer melhor a fotógrafa e as propostas?

Sim, dependendo da disponibilidade e do local poderemos marcar uma reunião para nos conhecermos e falar à vontade sobre os planos para o batizado e o que poderei fazer por si. Se não for possível uma reunião presencial, poderemos fazê-lo via internet através da aplicação Skype.

2. Os orçamentos são grátis?

Sim, pedir um orçamento para o seu batizado não tem qualquer custo ou compromisso da sua parte. É uma excelente forma de saber mais detalhes sobre o serviço que ofereço e esclarecer as suas dúvidas.

3. Porquê que os pacotes promocionais pré-definidos não incluem fotografias impressas?

Estes pacotes foram pensados para que fosse possível oferecer preços mais baratos do que encontra na generalidade dos fotógrafos. É possível  incluir fotografias impressas do seu batizado, a um preço bastante acessível. Basta comunicar a sua vontade e incluirei as impressões no seu orçamento.

 

4. Porquê que há pacotes com limite de fotografias a ser entregues?

Todos os pacotes estão estruturados para que não lhe faltem as fotografias dos momentos mais importantes do seu dia. Há batizados mais pequenos que, consequentemente, resultam num menor volume de imagens. Também há a questão de existir uma troca justa e com qualidade para ambos os lados: realizar um trabalho de qualidade implica não só captar boas fotografias nos momentos certeiros, mas também uma pós-produção, que é feita após o batizado e que leva horas de trabalho. Se desejar incluir mais fotografias no seu pacote pode fazê-lo, pagando um valor bastante acessível por cada fotografia escolhida, a ser indicado sob orçamento.

5. As fotografias recebem tratamento digital?

Sim, é crucial que todas as fotografias entregues tenham tratamento digital. Isto significa que são feitos ajustes relativos à exposição, brilho, contraste de modo a obter o resultado mais realista e de qualidade. Assim, evita-se, por exemplo, contrastes de sombras muito fortes ou tons de pele estranhos.

 

6. As fotografias são feitas com a câmara fotográfica em modo automático ou manual?

Fazer fotografia é saber ler a luz. Apesar de existirem câmaras fotográficas com modos automáticos muito satisfatórios, facilmente as câmaras “enganam-se” na leitura que fazem da luz existente, podendo resultar em fotografias muito claras, escuras, desfocadas ou tremidas. Por isso, para garantir a qualidade das imagens prefiro ter o controle sobre a máquina e fotografar em modo manual.

 

7. Que equipamento é usado para a cobertura fotográfica do batizado?

Será usada uma câmara Canon 7D, com duas objectivas preparadas para condições de baixa luminosidade como a Sigma 18mm-50mm f/2 e a Tamron 70mm-200mm f/2 Sempre que possível prefiro aproveitar a luz natural, mas no caso de não ser suficiente conto com um flash Canon Speedlite 430EX e um tripé.

8. Faz fotografias a preto e branco?

Sim, se for da sua preferência posso incluir fotografias a preto e branco.

9. Em que formato são tiradas as fotografias?

As fotografias são feitas em formato RAW, que é como que um negativo digital da imagem. Tem a vantagem de ter mais informação que o formato jpeg, o que é muito vantajoso para o tratamento e correção de imagem.

 

10. Em que formato são entregues as fotografias?

As fotografias são entregues em formato JPEG, o mais comum, com qualidade para impressão e para partilha nas redes sociais.

 

11. Tenho acesso a todas as fotografias tiradas no dia do batizado?

Em todos os trabalhos de fotografia realizados, dignos desse nome, deve existir um processo de edição. A edição consiste em filtrar as melhores imagens seja por questões técnicas ou de conteúdo. Por exemplo, com o meu trabalho não terá de se preocupar com fotografias em que aparecem pessoas de olhos fechados ou com expressões faciais pouco favoráveis.

 

12. Quem escolhe as fotografias a ser entregues?

Tenho experiência em escolher imagens de qualidade de entre várias centenas de fotografias, reconhecendo o seu potencial estético. Também sei que é imprescindível incluir os familiares e amigos mais próximos, no mínimo, e não esquecer todos os outros que quiseram marcar presença. Contudo, se preferir, é o cliente que escolhe as fotografias preferidas do seu batizado. Esta escolha pode ser feita no dia (se eu estiver presente no restaurante ou local da festa) ou através da área de cliente do site. Neste caso deverá escolher os números das fotografias e enviar a lista por email. Estas serão as fotografias a ser tratadas com programa especializado em edição de imagem, no caso de pacotes com limite de imagens. Se escolher um pacote sem limite, não tem de se preocupar em escolher, pois usufruirá de todas as fotografias do seu batizado.

13. Se perder a minha cópia digital das fotografias do batizado poderei recuperá-las?

Todos os trabalhos realizados por mim são guardados em dois discos externos diferentes. Se acontecer algum azar, poderá ter nova cópia mediante o pagamento de uma taxa de 10€.

 

14. Se o batizado for cancelado, recebo o valor da reserva?

Este valor serve para reservar o dia que escolheu para o seu batizado. Por isso, poderei ter tido que recusar outras ofertas de trabalho e, infelizmente, não será possível devolver esse valor.

 

15. Se a data do batizado mudar será possível usar o valor da reserva para a nova data?

Normalmente não, mas de facto irá depender dos motivos para a mudança e da disponibilidade de agenda para outra data.

16. Porque é cobrada a deslocação acima dos 30km de distância a partir de Arruda dos Vinhos?

Os valores apresentados já incluem gastos em combustível para esta distância, contudo, havendo distâncias maiores, que podem incluir portagens, e não esquecendo que é preciso deslocação de casa para a igreja, daqui para um jardim e ainda um restaurante, é inevitável que haja uma contribuição extra para esta despesa.

 

17. Quais são os valores de deslocação fora do âmbito de 30km a partir de Arruda dos Vinhos?

Os valores de deslocação fora deste âmbito são fornecidos no orçamento, de acordo com a distância e localidade.

 

18. Fotografa batizados em todo o país?

Não. De momento restrinjo o meu trabalho às seguintes zonas do país:

Distrito de Lisboa, concelhos: Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira ( Alverca incluída)).

Distrito de Santarém, concelhos: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Distrito de Leiria, concelhos: Alcobaça, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos e Peniche.

Distrito de Setúbal, concelhos: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.